18 Logo de manhã, Jacob agarrou na pedra que lhe tinha servido de cabeceira para dormir e ergueu-a ao alto como monumento e derramou óleo sobre ela. 19 Jacob deu àquele lugar o nome de Betel. Antes aquela localidade chamava-se Luz.
20 Jacob fez ali a seguinte promessa: «Se Deus estiver comigo e me guardar no caminho que vou percorrer e me der o necessário para comer e para me vestir; 21 se eu regressar são e salvo a casa do meu pai, o Senhor será o meu Deus 22 e esta pedra, que hoje coloco como monumento, será um santuário de Deus e hei de oferecer-lhe sempre a décima parte de tudo aquilo que ele me der.»
Jacob era um fugitivo; ele havia enganado a seu pai, tomando a benção de seu irmão. Na sua trajetória, deitou-se para dormir e sonhou com uma escada que subia da terra aos céus. Na mensagem, o Senhor lhe dizia que haveria de multiplicar a descendência dele e haveria de abençoá-lo onde quer que Jacob fosse. E disse o Senhor: “Não te deixarei enquanto não fizer o que eu lhe prometi” (vv.14, 15).
Jacob, ao despertar do seu sonho, admirado com toda a promessa feita pelo Senhor, faz também um juramento, dizendo: “Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo”. (28.20-22 [NAA])
Aqui percebemos o conhecimento limitado de Jacob: ele fez uma promessa condicional (“Se Deus me abençoar”), numa visão limitada (“se me der roupa e alimento” [28.20]) e prometeu devolver ao Senhor dízimo de tudo... era uma promessa inútil, pois Deus já havia prometido bençãos e cuidado, sem nenhuma condição.
A resposta de Deus foi incalculável. Anos depois Jacob reconheceu que Deus lhe havia dado muito mais do que ele havia imaginado (31.1-21).
O Senhor promete cuidar dos seus filhos. Nada que façamos (sejam coisas boas, sejam coisas más) muda o seu amor incondicional por nós. A Palavra dEle é fiel, e Ele cumpre o que nos diz. A nós nos cabe apenas amá-lo de todo o nosso coração, forças e entendimento (Dt 9.6-9) e obedecê-lo em todas as coisas. Ele prometeu cuidar de nós. Todas as coisas estão debaixo do Seu controlo.