Continuamos a estudar o Salmo 23, desta vez os versos 5 e 6:
5 Preparas-me uma mesa
na presença dos meus adversários,
unges a minha cabeça com óleo;
o meu cálice transborda.
6 Bondade e misericórdia certamente me seguirão
todos os dias da minha vida;
e habitarei na Casa do Senhor
para todo o sempre.
Agora o salmista deixa a posição humilde da ovelha necessitada e se coloca na posição de um guerreiro; apesar da condição de luta e mesmo que o soldado esteja treinado para ataque e confronto, o soldado continua a demonstrar dependência total no Senhor.
“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários”: o inimigo sempre traz preocupações seja em tempos de guerra ou de paz. No entanto, a confiança do guerreiro no Senhor lhe faz ter a certeza de que Deus está a cuidar dele, permitindo-lhe inclusive ter um momento de alimento e descanso. Observa que é o Senhor quem convida o salmista para o momento do jantar, Deus é o anfitrião, Ele preparou aquele momento de comunhão.
Deus honra o seu filho quando o salmista escreve a respeito do Senhor: unges a minha cabeça com óleo”; essa era uma prática religiosa, mas também para honrar o convidado. O guerreiro se mostra dependente, mas é cuidado, protegido e honrado pelo seu protetor.
A certeza de Deus como Pastor protetor e do Anfitrião que concede paz em tempos desafiadores leva o Salmista a declarar que a bondade e misericórdia o acompanharão sempre (23.6); além disso, haverá comunhão para toda a vida.